sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Chave do Sol

Na minha opinião a história da banda A Chave do Sol, grupo de rock formado em 1983 na cidade de São Paulo foi a historia de uma banda buscando, em vão, pelo vocalista certo.
A Chave com seu som que na falta de uma definição mais adequada só poderia ser definido como "fusion", isto é, a mistura de rock com elementos do jazz, sempre encontrou muita dificuldade para achar um vocalista que se encaixasse com o som da banda.
A verdade é que nunca achei que a banda precisasse de um vocalista mesmo porque, um vocalista “Jazzy” com uma voz limpa e um talento tipo, vamos dizer, Sting ou Peter Frampton nunca seria fácil de se encontrar em São Paulo. Os vocalistas encontrados, não tinham nem o timbre de voz nem a postura de palco que combinassem com o som “clássico” da banda. O vocalistas encontrados ou não combinavam ou acabavam forçando a banda a mudar de estilo ou até de nome (The Key)
Acho que com um pouco de esforço e dedicação o Rubens preencheria muito bem a função de vocalista. Quer dizer, na Chave o instrumental sempre falaria mais alto de qualquer forma.
 Muito embora eu classificasse o som da banda como um tipo de Jazz-Rock, eu diria que era um Jazz-Rock com a parte Jazz menos cansativa ao mesmo tempo que com a parte Rock mais voltada para o Hard Rock do que o Heavy Metal tradicional da época.
 No palco, raramente vi um entrosamento musical tão perfeito quanto o mostrado pelos músicos Rubens Gióia (guitarra), Luiz Domingues (Tigueis)(baixo) e Zé Luiz (bateria).
A Chave sempre foi muito diferente das outras bandas dos anos 80 que produzi. A chave era uma banda exemplar. O profissionalismo da banda sempre foi perfeito. Produzi muitos shows da Chave. Seus músicos nunca me faltaram com respeito ou deixaram de estar na hora para a passagem do som, nunca questionaram minha honestidade ou levantaram qualquer dúvida quanto ao resultado da bilheteria. Por mais precário que fosse o sistema de som, estes músicos de forma tranqüila, sempre conseguiram miraculosamente tirar o melhor do equipamento à disposição e sempre agradeceram-me, ao vivo, durante o show.
Um outro aspecto interessante é que se não bastasse a boa aparência dos integrantes da banda, a moçada sempre mostrou muito bom gosto e elegância na escolha das roupas usadas nos shows. Talvez por isto mesmo, A Chave do Sol foi uma das primeiras bandas a trazer o público feminino para os concertos.
A Chave, pela qualide como músicos e atitude respeitosa para com as outras bandas, sempre gozou do respeito geral dos outros músicos da época, A Chave foi uma das únicas bandas deste período que a imprensa “poposa” não teve como chamar pejorativamente de “metaleira”.

LINE UP:
 
Rubens Gióia : Guitarra 
Roberto Cruz : Vocais
GuitarraLuis "Tigueis" Antônio : Bateria 
Ivan Busic : Vocais, Baixo
 
DISCOGRAFIA: 

Luz (7'' - 1984)
A Chave do Sol (LP - 1985)  
The Key (LP - 1987)
 
Orkut: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1279098 
 
Vídeo-Clipe:
 
http://www.youtube.com/watch?v=M3J7LX3NtIA

Um comentário:

  1. Eu gostaria muito , mas muito mesmo que voces do Metal Nacional postassem no Youtube a musica A Chave é o Show , faixa do album The Key da banda A Chave do Sol (versão studio) , pois eu assisti essa musica ao vivo no programa Verão Band ds Rede Bandeirantes de Televisão (bons tempos aqueles ao lado do programa Super Especial) , e gostei muito . O mesmo pedido que eu faço é para que sejam postadas também as musicas Necrofobia , faixa da demo de 1986 da banda Mortalha (versão studio , não ao vivo) , e as musicas Marchando Para a Morte e Pro Inferno Vou te Levar , faixas do album Total Extermination da banda Exterminator (versão studio). Agradeço de coração quem puder posta-las . VALEU !!!

    ResponderExcluir